terça-feira, 17 de maio de 2011

Eu tiro a sua pele


Um dos trechos mais lindos e emocionantes do Livro As crônicas de Nárnia (A Viagem do Peregrino da Alvorada) é o encontro de Eustáquio com o Grande Leão Aslam.
            O menino chato conta ao seu primo Edmundo que após virar dragão e desejar ardentemente se libertar daquela “vestimenta”, teve um encontro com Aslam que após ver por várias vezes o então dragão Eustáquio tentar se libertar sozinho disse:

            _" Eu tiro a sua pele".

            Eustáquio havia tentado através das prórprias unhadas se libertar da pele de dragão que o incomodava, ele se aranhava, se dirigia ao lago e quando via a pele ainda estava lá, até que o Leão disse que faria o serviço.
            O garoto narra que Aslam lhe deu uma unhada tão profunda que parecia chegar ao coração, mas funcionou. A pele que Aslam tirou era mais dura e escura do que as que o próprio dragão havia tirado anteriormente.
            Quando nos deparamos com quem realmente somos, em alguns casos é assustador. Somos tão feios, apavorantes como um dragão. Precisamos reconhecer que somente Ele pode nos libertar de nós mesmos, somente suas unhadas podem alcançar ao fundo de nossa alma e nos libertar da dureza e obscuridade da nossa pele de dragão.
            Após ter a pele arrancada, Eustáquio foi lançado à água para um belo banho e daí tirar as impurezas:

            “Depois de certo tempo o Leão me tirou da água e vestiu-me”.

            Não há como não se emocionar com esta parte também. Nada como um banho revigorante, que tire todas as nossas impurezas, nada como saber que seremos vestidos com novas vestes, nada como ter um encontro verdadeiro com o Senhor.
            Esses trechos do livro me traz à memória o que o Senhor disse à Nicodemos:

            "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus"(João 3:5).

            Só assim poderemos alcançar um padrão de vida espiritual mais parecido com o que de fato o Senhor deseja que alcançamos, termino citando mais um trecho do livro:
“... de volta ao nosso mundo, toda gente começou a dizer que Eustáquio estava melhorando muito e que não parecia o mesmo rapaz”. ( As Crônicas de Nárnia- A viagem do Peregrino da Alvorada- capítulo: O Fim do mundo).
             Que o Senhor nos liberte e nos faça melhor.

Por: Elisângela Santana

sábado, 7 de maio de 2011

Insensíveis..........



" a sua rival a provocava excessivamente para a  irritar, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre" (I Sm 1:6)

Esse trecho mostra como Ana foi afrontada pela outra esposa (Penina) do seu marido Elcana. Conta a história que Penina tivera filhos, enquanto Ana era estéril, porém mais amada pelo marido do que a primeira.
Em outras palavras o texto citado mostra o quanto Penina era insensível a dor de Ana ( que não podia ter filhos), mostra o quanto ela fez Ana chorar, o quanto ela a humilhou.
Em dias difíceis parece que sempre aparecem umas Peninas na vida da gente, somos obrigados à ouvir cada coisa, e o que é pior........as vezes de pessoas tão próximas (família, amigos, igreja).
Há quatro meses, terminei um relacionamento que durou um ano e dois meses (tínhamos muitos planos), mas o Senhor parece ter outros.....As vezes dá vontade de sumir ou de não ver mais ninguém que eu conheça, porque sempre terá alguém pra perguntar: E aí já casou? Fulana já casou ne..tem um filho e você vai ficar pra tia?  Têm pessoas que parecem se deliciarem com essas perguntinhas com teor "peninescos".
Se a garota casa, começam...E ai não vai ter filho não? Fulana já tem dois filhos e você? E se a pessoa não pode ter filho, como é o caso de algumas mulheres que conheçemos?
Será que as pessoas não imaginam que o outro pode estar sofrendo?
Será que gostam de perguntar só pra ouvir a confirmação de que algo está "tecnicamente errado" com o outro?
Será que vibram com as nossas lutas?
E pasmem não estou falando de qualquer pessoa, estou falando de pessoas que vivem nos templos e se dizem cristãs, aquelas que nunca perguntam como você está, perguntam com quem você está? Parecem querer nos ver ainda mais prostados quando nos fazem lembrar das dificuldades.
Eu não sei se estou errada, mas acho que essas perguntas ai em cima, não são perguntas para se fazerem a mulheres casadas que desejam ser mães, e nem para solteiras que desejam casar-se, pois posso estar trazendo à tona uma dificuldade que o outro nem sabe como lidar.
Pior que estas pessoas que nos afrontam com perguntas, nunca se dispõe a orar por nós.
Me perdoem se o meu texto está com um tom de desabafo, não poderia ser diferente......é um desabafo.
Claro que devemos enfrentar nossos problemas, e para isso precisamos falar deles. Mas convenhamos, pessoas normais não tratam de problemas com qualquer conhecido que vê na rua, tem que ser alguém muito próximo, de confiança.
A orientação do Senhor é que possamos carregar os fardos uns dos outros e a minha oração é que Ele me dê um coração puro e sensível ao meu próximo.
" E o Senhor abençoou a Ana; ela concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia diante do Senhor" (I Sm 2:21)

Deus deu a Ana mais cinco filhos além de Samuel que foi o primogênito e grande profeta.
Por: Elisângela Santana

Seguidores

LEIA TAMBÉM