segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Desejo de Deus!!!!!



Hoje vamos analisar um pouco sobre o principal desejo de Deus, você sabia que Deus tem um grande sonho, um desejo? Sabe qual é esse desejo? Eu respondo. Deus quer ser conhecido, isso mesmo Ele quer que nós o conheçamos. Para analisar este desejo de Deus vamos ter como apoio os capítulos 4, 5 e 6 do livro de Oséias.
Uma amiga virtual escreveu essa frase em seu blog, achei perfeita e vai nos ajudar a entender melhor o que Deus quer nos falar:
“Se determinada coisa está escrita na Bíblia uma vez, atente muito bem para ela. Se determinada coisa está escrita na Bíblia duas vezes, atente duplamente bem para ela. Mas se há algo na Bíblia que é falado mais de duas vezes: amado, faça daquilo algo essencial para sua vida!”( Laura Souguellis).
Neste trecho do livro de Oséias aparece por 8 vezes palavras derivadas do verbo CONHECER, sendo que a palavra CONHECIMENTO aparece 3 vezes entre os capítulos, então vamos dar o devido valor `a esta palavra.
Oséias inicia o capítulo 4 dizendo que o povo deve ouvir a palavra do Senhor.
“Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro. Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados” (Os 4:1-3)
Dá pra entender porque que a humanidade sofre, porque a natureza sofre? Falta conhecimento de Deus na terra, por isso sofremos. Mas você poderia me perguntar mas e a verdade e o amor que Oséias diz faltar? Estes faltam porque o homem não conhece a Deus, ora se eu sei que Deus é amor ( I Jô 4:16), posso dizer que quem conhece a Deus vive o amor, o amor não lhe falta. Se eu sei que Deus é verdadeiro, posso dizer que só viverão a verdade àqueles que andam com Deus, aqueles que conhecem a Deus. Em outras palavras ser verdadeiro e exalar o amor são características de quem conhece à Deus.
Vamos analisar o significado das palavras, utilizei o dicionário Aurélio da língua portuguesa.
CONHECER: 1.Ter noção ou conhecimento de;saber. 2. Ser muito versado em; saber bem. 3. Ter relações ou convivência com.
CONHECIMENTO:1. Ato ou efeito de conhecer. 2. Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência.
Fica visível a importância de se conhecer a Deus e cultivar esse relacionamento. Repare que um dos termos usados para definir “CONHECER” é a “convivência” e que para definir “CONHECIMENTO” ele utiliza “experiência”, bingooooo, está ai o segredo:
Se eu tenho convivência com Deus, logo terei experiências com Ele e poderei dizer que O conheço. Vale lembrar que estudar sobre Deus não te faz um conhecedor dEle, pois você terá apenas dados sobre Ele, vai te faltar então experiências com Ele. Vamos verificar agora o versículo 6 do mesmo capítulo: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Bom aqui Deus usa Oséias para esclarecer mais uma vez a fonte da destruição:a saber falta de conhecimento. Por vezes ouvi pastores, líderes dizerem que este conhecimento é algo relacionado ao conhecimento científico, inteligência, algo adquirido pelo estudo. É importante estudar, aprender, mas se você não freqüentar uma faculdade não morrerá por isso, não fará as nações sofrerem por isso, “o mundo lá fora” continuará sendo o mesmo. Pois o conhecimento científico pode mudar sua vida, mas o conhecimento de Deus transforma seu caráter e beneficia toda a humanidade direta e/ou indiretamente.Quer viver bem? Estude. Quer ser feliz e fazer alguém feliz? Busque a Deus, fonte da felicidade. A parte “b”do versículo fala que o povo “esqueceu da lei do teu Deus”,. Isto mostra que eles tinham um meio fácil de conhecer a Deus, a lei, em nosso dias pode ser traduzido pela palavra de Deus, Bíblia. Ler a Bíblia é essencial para quem quer conhecer a Deus, a Bíblia é a palavra dEle ultrapassando os séculos e sendo atual em nossos dias. Lembrem-se das palavras de Oséias no versículo 2 ( mentir, perjurar, adulterar,furtar) . Pôxa! Parece que Oséias estava vivendo até esses dias não? Na verdade todas as tragédias que vemos hoje já ocorriam nos dias de Oséias. Agora vamos pensar um pouco: Se hoje vejo nos noticiários tantas maldades, como as que tinham nos dias de Oséias e sei que as maldades daqueles dias eram decorrentes da falta de conhecimento de Deus, posso concluir que nós sofremos pela mesma causa, não posso? Mas você me diz: Eu já li a Bíblia 2, 3, 4 10 vezes, então eu conheço a Deus. Hummm, não se engane, o que você conhece é a História de Deus sendo relatada através de homens e mulheres que conheceram a Deus. Porque você acha que o Mar Vermelho se abriu diante do povo de Israel? Porque você acha que os Muros grandiosos de Jericó ruíram diante do povo de Israel? Porque você acha que Maria foi agraciada em gerar o Salvador? Porque você imagina que Paulo e Silas foram libertos da prisão? Simples porque eles conheciam a Deus. Moisés ouvia Deus falar com ele e manifestar Seu poder das mais diversas formas; Josué não duvidou que Deus os faria possuir Jericó, não duvidou porque conhecia o Deus que ele servia; Maria não questionou a Deus, pelo contrário, se intitulou apenas serva de Deus e aceitou o plano da sublime gestação do Salvador, Maria conhecia a Deus e cria na vinda do Messias; Paulo e Silas, conheciam a Deus e sabiam que mesmo no calabouço seriam ouvidos...... Se a falta de conhecimento de Deus trás destruição, o oposto disso traz a restauração. Vejamos agora no capítulo 6 o versículo 3: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR. Como a alva será a sua saída, Ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. Fico encantada com a simplicidade e grandeza de Deus. Neste versículo fica evidente dois fatores:
1- Conhecer a Deus é um processo;
Sim um processo fundamentado no meu esforço, busca, dedicação. Oséias diz que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Se devo prosseguir em conhecer a Deus, fica claro que Deus é Imensurável (amo essa palavra, ela define Deus de forma completa). Se Deus não pode ser medido, se seu amor, é eterno, imenso, sem fim, penso que Deus tem muito pra nos mostrar, eu tenho muito a conhecer de Deus. Já tive várias experiências com Ele, sei da sua fidelidade, do seu amor, misericórdia, enfim de vários dos inúmeros atributos que Ele tem, mas não sei tudo, não vivi tudo o que Deus tem reservado pra mim. Vejo Deus como uma fonte de vida, porém inesgotável. Por isso que Oséias disse para prosseguirmos, ele queria dizer que tinha muito mais pra nós, que nós não sabemos tudo de Deus, que nós não O conhecemos tanto quanto imaginamos. Mas vai ser sempre possível no meu amanhã conhece-Lo melhor do que hoje. Deus é uma fonte inesgotável, sacie-se nEle, busque-O, conheça-O. Ele sempre terá algo mais para nossas vidas. 2- Conhecer a Deus me traz benefícios: Não que deva ser este meu intuito ao buscar conhecer a Deus, mas pela misericórdia que Ele tem, nós sempre, mesmo sem merecer acabamos sendo abençoados. Oséias diz que “Ele virá a nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. Como é lindo isso, quando eu busco conhecer a Deus, Ele imediatamente vêem sobre minha vida e derrama do Seu poder para que tudo o que se encontra como algo morto, como algo seco, seja revitalizado, seja encharcado com a chuva do Seu Lindo Espírito. A chuva serôdia é aquela quem vem fora do tempo. Aqui no sul temos muita chuva em Janeiro, salvo quando dá uma “louca” no clima e temos um Janeiro seco. O que isso nos revela? Que quando Deus é encontrado por nós Ele nos abençoa, a chuva cai sobre minha vida mesmo que seja fora de época, pra Deus isso não importa, o que importa para Ele é regar a terra do meu coração e fazer brotar nele a semente da Sua vontade. Isso mostra que Deus está mesmo no controle de tudo, que o Seu agir não depende de um tempo específico no nosso mundo físico, pois Ele age dentro da Eternidade para a nossa realidade. A ação de Deus vem dos céus e alcança nossas vidas, transformando-as para a Sua Glória. É este o desejo do nosso Deus: que todos nós venhamos a conhecê-Lo, que nós jamais venhamos a nos acomodar, que possamos ter sempre mais sede dEle, pois só Ele é uma fonte inesgotável de vida............ 
Elisângela Ap. Santana

Comentários:

Postar um comentário

Seguidores

LEIA TAMBÉM